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Sua empresa está com os laudos técnicos em dia? Veja quais devem ser realizados

A Segurança do Trabalho é uma obrigatoriedade nas empresas e tem um papel importante para a eliminação de riscos e promoção da saúde.

Cabe aos Engenheiros e do Técnicos em Segurança no Trabalho, profissionais focados em realizar a oferta de serviços da área, como conta a Engenheira de Segurança do Sesi CIC, Daniela de Faria.

Eles se dedicam a prevenir os riscos nos ambientes de trabalho sejam eles ligados a operação (que tem origem nas máquinas, equipamentos e práticas operacionais) ou ao ambiente (correlacionados, por exemplo, a ruído, vibrações, calor, agentes químicos, que podem ser gerados no processo)

— explica a especialista.

Frente aos diversos desafios ligados à promoção da qualidade de vida e bem-estar dentro das empresas, existe uma área dedicada apenas à prevenção das doenças que é a higiene ocupacional.


Higiene Ocupacional, a ciência da saúde no ambiente de trabalho


A higiene ocupacional é uma área da Segurança do Trabalho desempenhada por Engenheiros e técnicos com o objetivo de zelar pela saúde do trabalhador.

Como resultado de uma boa gestão em higiene ocupacional, pode-se garantir proteção de trabalhadores durante suas atividades laborais e consequentemente, assegura-se conformidade legal, melhoria de produtividade e promove boa imagem da organização

— destaca

Prezando pelo bem-estar físico, mental e social dos colaboradores, a higiene ocupacional neutraliza os riscos ambientais e operacionais, reduzindo as insatisfações relacionadas ao espaço de trabalho.


Etapas da Higiene Ocupacional dentro de uma empresa


Para promover um ambiente de trabalho saudável, a higiene ocupacional pode ser colocada em prática seguindo quatro etapas:

· Antecipação dos riscos: análise dos riscos e início das medidas protetivas

· Reconhecimento dos riscos: avaliação quantitativa dos fatores de risco

· Avaliação dos riscos: imposição dos limites considerados toleráveis para cada tipo de risco

· Controle dos agentes: eliminação ou diminuição dos riscos ocupacionais


Laudos técnicos: documentos obrigatórios e quem pode emiti-los


Com as etapas pré-definidas, o profissional especialista em Segurança do Trabalho pode realizar a análise qualitativa sobre a saúde da empresa, através da avaliação dos laudos técnicos.

Os três laudos abaixo devem ser elaborados por profissionais legalmente habilitados, ou seja, médico ou engenheiro de segurança no trabalho

— explica a especialista

Confira a seguir quais são os principais laudos técnicos a serem realizados:

· Laudo de insalubridade: tem como objetivo determinar se os trabalhadores estão expostos a condições insalubres em acordo com o determinado pela Norma Regulamentadora 15.

· Laudo de Periculosidade: insalubridade tem como objetivo determinar se os trabalhadores estão expostos a condições periculosas em acordo com o determinado da Norma Regulamentadora 16.

· LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho: é laudo Previdenciário que visa determinar se os trabalhadores estão expostos a agentes ambientais descritos no Decreto 3.048/99, dando ensejo à aposentadoria especial.

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