Sua empresa está com os laudos técnicos em dia? Veja quais devem ser realizados
- mvbarbosa82
- 1 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
A Segurança do Trabalho é uma obrigatoriedade nas empresas e tem um papel importante para a eliminação de riscos e promoção da saúde.
Cabe aos Engenheiros e do Técnicos em Segurança no Trabalho, profissionais focados em realizar a oferta de serviços da área, como conta a Engenheira de Segurança do Sesi CIC, Daniela de Faria.
Eles se dedicam a prevenir os riscos nos ambientes de trabalho sejam eles ligados a operação (que tem origem nas máquinas, equipamentos e práticas operacionais) ou ao ambiente (correlacionados, por exemplo, a ruído, vibrações, calor, agentes químicos, que podem ser gerados no processo)
— explica a especialista.
Frente aos diversos desafios ligados à promoção da qualidade de vida e bem-estar dentro das empresas, existe uma área dedicada apenas à prevenção das doenças que é a higiene ocupacional.
Higiene Ocupacional, a ciência da saúde no ambiente de trabalho
A higiene ocupacional é uma área da Segurança do Trabalho desempenhada por Engenheiros e técnicos com o objetivo de zelar pela saúde do trabalhador.
Como resultado de uma boa gestão em higiene ocupacional, pode-se garantir proteção de trabalhadores durante suas atividades laborais e consequentemente, assegura-se conformidade legal, melhoria de produtividade e promove boa imagem da organização
— destaca
Prezando pelo bem-estar físico, mental e social dos colaboradores, a higiene ocupacional neutraliza os riscos ambientais e operacionais, reduzindo as insatisfações relacionadas ao espaço de trabalho.
Etapas da Higiene Ocupacional dentro de uma empresa
Para promover um ambiente de trabalho saudável, a higiene ocupacional pode ser colocada em prática seguindo quatro etapas:
· Antecipação dos riscos: análise dos riscos e início das medidas protetivas
· Reconhecimento dos riscos: avaliação quantitativa dos fatores de risco
· Avaliação dos riscos: imposição dos limites considerados toleráveis para cada tipo de risco
· Controle dos agentes: eliminação ou diminuição dos riscos ocupacionais
Laudos técnicos: documentos obrigatórios e quem pode emiti-los
Com as etapas pré-definidas, o profissional especialista em Segurança do Trabalho pode realizar a análise qualitativa sobre a saúde da empresa, através da avaliação dos laudos técnicos.
Os três laudos abaixo devem ser elaborados por profissionais legalmente habilitados, ou seja, médico ou engenheiro de segurança no trabalho
— explica a especialista
Confira a seguir quais são os principais laudos técnicos a serem realizados:
· Laudo de insalubridade: tem como objetivo determinar se os trabalhadores estão expostos a condições insalubres em acordo com o determinado pela Norma Regulamentadora 15.
· Laudo de Periculosidade: insalubridade tem como objetivo determinar se os trabalhadores estão expostos a condições periculosas em acordo com o determinado da Norma Regulamentadora 16.
· LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho: é laudo Previdenciário que visa determinar se os trabalhadores estão expostos a agentes ambientais descritos no Decreto 3.048/99, dando ensejo à aposentadoria especial.
Comments